<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/961841026339931952?origin\x3dhttp://comidadebuteco.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Patatas bravas



Chamados de tapas, os aperitivos à moda espanhola são o principal atrativo do Tres, em Pinheiros. Ali, a porção campeã de pedidos leva o nome de patatas bravas, uma das mais típicas do país ibérico. Na versão preparada pelo malaguenho Rodrigo Carnevali, sócio e chef da cozinha, usam-se dois molhos para cobrir as batatas em cubos. "Em Madri, a maioria dos lugares utiliza apenas o de tomate picante", diz. "Coloco um segundo molho, à base de maionese e alho, para quebrar o efeito da pimenta." De acompanhamento, cai bem uma cervejinha gelada ou uma refrescante sangria.

Ingredientes

2 xícaras de óleo ou azeite (ou mais, se necessário, para fritar)
4 batatas médias (cerca de 500 g) descascadas e cortadas em cubos
Sal
2 colheres (sopa) de molho de tomate picante (veja receita abaixo)
2 colheres (sopa) de molho aïoli (veja receita abaixo)
Cebolinha picada

Modo de preparar

Numa panela, coloque o óleo e leve para esquentar bem (180 graus). Se necessário, acrescente mais óleo, para que as batatas fiquem imersas. Frite as batatas aos poucos, até que estejam douradas. Retire com uma escumadeira, deixando escorrer sobre papel absorvente. Polvilhe sal, arrume em um prato e regue com duas colheres (sopa) do molho de tomate picante e a mesma quantidade de aïoli. Decore com a cebolinha.

Molho de tomate picante

1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
3 tomates médios cortados em cubinhos
1 pimenta dedo-de-moça grande finamente picada
100 g de polpa de tomate em lata
1 raminho de alecrim fresco
1 raminho de tomilho fresco
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparar

Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o tomate em cubos e a pimenta dedo-de-moça. Deixe cozinhar por alguns minutos. Junte os outros ingredientes e mantenha em fogo médio até a mistura reduzir-se à metade.


Molho aïoli

Ingredientes

2 dentes de alho
Suco de meio limão
1 ovo em temperatura ambiente (bem fresco e lavado em água corrente)
Sal
1 xícara de azeite

Modo de preparar

Coloque o alho, o suco de limão, o ovo e uma pitada de sal no copo do liquidificador. Ligue o aparelho e vá adicionando o azeite em fio até obter a consistência de maionese. Rende pouco mais que uma xícara.

Dica: use o molho restante em saladas, mas consuma no mesmo dia. Uma alternativa é utilizar maionese pronta e batê-la no liquidificador com alho e um pouco de água. É rápido, porém menos saboroso.

TRES – TAPAS Y PINCHOS,
Rua Artur de Azevedo, 496, Pinheiros, 3088-0786. 12h/15h (qui. e sex. também 20h/1h; sáb.só à noite; fecha dom.).




































0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial