<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d961841026339931952\x26blogName\x3dComidinhas+de+Buteco\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://comidadebuteco.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://comidadebuteco.blogspot.com/\x26vt\x3d5263073440219994821', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Pastel de Angu



Por Marbene Araújo Bueno 

INGREDIENTES:

Para o angu:

1 kg de fubá (melhor o moinho d'água) peneirado
1 litro de água 
1/2 litro de leite
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de polvilho azedo
1 litro de óleo para fritar

Para o recheio:

700 g de lascas de bacalhau devidamente demolhadas
15 azeitonas verdes fatiadas
12 tomates cereja cortado em quatro
2 batatas médias cortadas em cubos e cozidas no vapor
1 colher (chá) de pimenta calabresa
1 cebola grande bem picada
4 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (chá) de salsa picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Pimenta do reino moída na hora a gosto.

PREPARO:

Angu:

Ferva a água com o leite numa panela de fundo grosso, salgue e despeje devagar o fubá misturando vigorosamente com um batedor de arame para não empelotar. 
Faz-se necessário uma dedicação exclusiva nesse processo, por isso use uma colher de pau para continuar mexendo. O fubá vai cozinhar e estará pronto quando a massa soltar da panela.
Apague o fogo e incorpore o polvilho, mexendo de acordo.
Disponha a massa sobre uma superfície de trabalho. Sove o quanto antes ou seja, assim que conseguir colocar a mão na massa e suportar a temperatura.
Forme um bola e para evitar que resseque sua camada esterna, cubra com papel-filme ligeiramente molhado. Reserve

Recheio:

Dê uma ferventada rápida no bacalhau, escorra e desfie grosseiramente. Reserve.
Numa frigideira antiaderente tipo Wok, esquente o azeite e salteie os cubos de batata objetivando conseguir uma ligeira crocância.
Junte o bacalhau bem escorrido e mexa, depois o tomate, a azeitona, mexa mais um pouco e apimente.
Tampe a frigideira e deixe tomar gosto por uns 10 minutinhos. Apague e reserve para esfriar antes de prosseguir.

Finalização:

Divida e separe uma parte da massa e com as mãos molhadas, faça um cilindro comprido, divida novamente em pedaços iguais de tamanho suficiente para que se possa abri-los formando uma pequena cumbuca.
Coloque no seu interior o recheio, feche bem as bordas idealizando bordaduras em seu melhor estilo. 
Frite em óleo bem quente, escorra e seque em papel toalha.
Sirva quente.







segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Croquete de pernil



Ingredientes:

1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de azeite
2 tomates picados
1/2 pimentão verde bem picadinho (bem mesmo!)
sal à gosto
pimenta à gosto
1/2 copo de requeijão cremoso
500 gramas de pernil assado bem picadinho (bem mesmo, de novo!)
1/2 litro de leite
1 copo + 1/4 de copo de farinha de trigo (usar copo de requeijão para medir)
2 colheres (sopa) de margarina
cheiro verde

Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Quando estiver bem murcho junte o pimentão, os tomates e refogue bem. Junte o pernil, a pimenta e o sal (cuidado se seu pernil estiver com bastante sal). Coloque o requeijão cremoso, a margarina e o leite. Deixe levantar fervura, coloque o cheiro verde e coloque aos poucos a farinha de trigo e vá mexendo rapidamente para não empelotar. Solta do fundo da panela mas não completamente, fica meio mole mesmo. Coloque em um refratário e espere esfriar. Unte as mão com um pouco de óleo e modele os croquetes. Passe no ovo batido e em seguida na farinha de rosca.

Fritar em óleo quente .