quinta-feira, 11 de julho de 2013
Pastel de costelinha e borda recheada de queijo
Se você gosta de pastel, vai adorar essa receita. Mas esqueça o pastel de queijo, carne, palmito ou pizza. Esse é diferente. Seu recheio leva uma costelinha bovina fatiada que desmancha na boca de tão bem cozida.
E, em vez do restante da massa ser preenchida por vento, a borda do pastel é recheada com um requeijão nordestino levemente defumado que casa perfeitamente com a carne.
Dá um pouquinho de trabalho para fazer, e a costela demora para cozinhar. Mas vale a pena gastar algumas horas para se deliciar com esse petisco.
Quem ensina a receita é o chef José Maria Vieira, do bar Veríssimo, em São Paulo, que homenageia o escritor Luis Fernando Veríssimo. O prato é criação de Marcos Livi, chef de cozinha e proprietário da casa.
Ingredientes:
- 500 g de costela de vaca
- Sal grosso a gosto
- 200 g de requeijão nordestino, que pode ser encontrado em bons supermercados (se não achar, pode usar requeijão culinário. Neste caso, não use o creme de leite)
- 200 ml de creme de leite fresco (é importante que seja do fresco, não de caixinha)
- 500 g de massa de pastel pronta
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta do reino a gosto
Modo de fazer:
- Comece preparando a costelinha. Retire o excesso de gordura da carne. Tempere com o sal grosso. Embrulhe a costela em papel filme, e depois embrulhe em papel alumínio. Leve ao fogo baixíssimo por 12 horas. A carne tem de ficar desmanchando de tão macia.
- Retire a carne do forno e espere esfriar. Corte em tiras finas. Não retire toda a gordura, senão a carne pode ressecar. Reserve.
- Coloque o creme de leite em uma tigela. Acrescente o queijo.
- Misture bem para ficar cremoso. Acrescente uma das colheres do azeite. Misture bem. Coloque pimenta do reino a gosto (sugestão: use meia colher de chá de pimenta). O creme tem de ficar com uma consistência de pasta.
- Coloque o creme em um saco de confeiteiro. Se não tiver, pode improvisar um cone com um furo na ponta com um saco plástico. Ou pode colocar o creme sobre a massa com uma colher mesmo, é que com o saco de confeiteiro é mais fácil. Reserve.
- Coloque a costela fatiada em outra tigela. Acrescente a salsa e a pimenta do reino (mais ou menos meia colher de chá). Acrescente a outra colher de azeite. Misture.
- Abra a massa. Distribua a carne pela massa de modo que forme seis montinhos com o mesmo espaço entre eles. Borrife um pouco de água, para umidificar a massa.
- Distribua faixas de queijo em três dos lados de cada pastel. Deixe um dos lados livre. Cubra a massa e marque com as mãos as divisórias de cada pastel.
- Agora, use um cortador de massa para marcar os limites entre as bordas de queijo e o recheio central de carne, mas sem recortar totalmente a parte do meio. Agora, recorte e destaque o pastel do restante da massa.
- Agora é só fritar os pastéis em óleo bem quente. Frite dos dois lados.
- Se quiser, sirva com um vinagrete feito com tomate, cebola e pimentão picado, azeite, vinagre (ou limão), sal, pimenta do reino e salsinha picada. Bom apetite!

domingo, 7 de julho de 2013
Deixa Arder : pimenta dedo de moça recheada com carne seca desfiada e requeijão
Kátia Barbosa, a rainha do bolinhos mais maneiros do Rio, juntou-se aos experts Edu Passarelie André Clemente para abrir a filial paulistana do Aconchego Carioca. Isto significa dizer que os deliciosos bolinhos do Rio, estão também bombando na terra da garoa.
Mas para quem gosta de pimenta, como eu, o Deixa Arder, que não é bem um bolinho, é pedida obrigatória. Dedo-de-moça inteira, empanada e frita, recheada com carne seca desfiada e requeijão, acompanhada por vinagrete. Pura alegria explodindo nas vias aéreas!
Veja o passo-a-passo aqui.
